A mais que centenária Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio, está dividida. Integrantes da velha guarda, compositores e baluartes apoiam três candidatos diferentes na eleição mais disputada das últimas décadas na azul e branca de Madureira — que deve acontecer na segunda quinzena de maio. O clima está tão acirrado, que a atual diretoria cancelou a feijoada que aconteceria neste sábado (03). O presidente Fábio Pavão é candidato à reeleição.
“Em virtude da proximidade das eleições para a diretoria executiva do G.R.E.S. Portela, informamos o cancelamento da Feijoada da Família Portelense do mês de maio. A decisão foi tomada em respeito ao nosso público e visando à segurança de todos os frequentadores da nossa tradicional feijoada.
O vice-presidente agora é candidato de oposição
O atual vice-presidente, agora afastado da diretoria, Júnior Escafura, é um dos candidatos de oposição, pela chapa Portela Raiz. Ele é filho de Luís Carlos Escafura — que presidiu a azul e branca entre 1995 a 1997 — e neto de José Caruzzo Escafura, o Piruinha, que morreu em janeiro, aos 94 anos, e era o mais antigo bicheiro em atividade no Rio. A vice na chapa de Escafura é Nilce Fran, presidente da Ala das Passistas.
Eles anunciaram que Vilma Nascimento, porta-bandeira icônica conhecida como “cisne da passarela” por sua elegância e bailado, é a presidente de honra na chapa. Por desavenças com a atual diretoria, Vilma foi expulsa do conselho da escola pouco antes do carnaval deste ano.
“A nossa meta é valorizar e resgatar os portelenses raiz, de verdade, e não aventureiros sem qualquer relação com a história da escola, do samba e do carnaval. Vamos com tudo para vencer e fazer a melhor administração na Portela. Teremos uma equipe de peso”, diz Escafura.
Surica, a presidente de honra da Portela, apoia a terceira chapa
A outra chapa de oposição é a Supera Portela, que tem o advogado Dr. Léo como candidato a presidente, e o empresário do ramo imobiliário André da Martinelli, como vice, está sendo lançada, às 18h desta quarta-feira (30), na quadra da Portelinha.

A dupla tem apoio de grandes baluartes como a presidente de honra da escola, Tia Surica; o compositor Noca da Portela; e a Família Diniz, representada por Mauro Diniz.