Cláudio Castro (PL) tornou oficial, nesta terça (16), uma promessa feita por ele na última segunda (16). O governador do Rio decretou ponto facultativo em todo o estado a partir da tarde desta quarta-feira (17), motivado pelos jogos de Flamengo e Vasco. O expediente dos órgãos públicos será das 8h às 12h.
A única exceção são entidades que não admitem paralisação — como unidades que prestam serviços de emergência, por exemplo. A Secretaria Estadual de Saúde vai regulamentar como o ponto facultativo vai funcionar em suas unidades.
Flamenguista, ele já havia dito, nas redes sociais, que alinhou o ponto facultativo após conversa com o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), que também oficializou a carga horária reduzida para o município. Niterói, Maricá, Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaboraí, Campos, Magé, Nova Iguaçu e Teresópolis também já anunciaram redução de expediente.
Ponto facultativo acontece em dia de finais para Flamengo e Vasco
O objetivo das medidas é permitir que servidores acompanhem as partidas dos dois gigantes do futebol carioca. As decisões de quarta (17) são importantes para ambas equipes. Para o rubro-negro, o confronto com o PSG em Doha, no Catar, pode marcar sua segunda taça no Intercontinental, antigo “Mundial de Clubes”, e sacramentar a boa fase sob comando do técnico Filipe Luís, que já culminou, em 2025, na conquista de outros títulos como o Campeonato Brasileiro e a Libertadores. A final acontece a partir das 14h.


