O motorista de aplicativo Luiz Antonio dos Santos Barbosa e a mulher Tainara Ribeiro Subtil são investigados pela Polícia Civil do Rio pela suspeita de pegarem fotos de crianças com câncer na internet para criar vaquinhas falsas e perfis em redes sociais.
Uma das vaquinhas buscava dinheiro para os gastos de cirurgia e exames de Laura Oliveira Santos, que sofre com um tumor nos olhos. O perfil em rede social “Todos pela Laura” atualizava o estado de saúde da menina para sensibilizar ainda mais doares. A vaquinha arrecadou quase R$ 35 mil, mas o dinheiro não foi para a criança doente.
A menina da foto na verdade se chama Nicole, tem 8 anos e mora em Aracaju (SE), onde faz tratamento pelo SUS contra um osteoblastoma, um tumor atrás dos olhos. A família dela desconhecia a vaquinha e registrou ocorrência pelo uso indevido da imagem da filha.
A farsa foi descoberta e denunciada pela irmã de Luiz Antonio. A taxista Stephani Santos Barbosa começou a desconfiar do irmão e da mulher, que passaram a ostentar luxos que pareciam incompatíveis com o padrão de renda do casal. Num churrasco em família, Stephani viu a cunhada mexer no perfil “Todos pela Laura”.
Ao investigar a história, descobriu a identidade da verdadeira criança e contou para a família de Nicole. A irmã do suspeito também descobriu que um laudo médico falso estava sendo usado para tentar dar veracidade à história e alertou a médica que teve o CRM usado na farsa. A oncologista também registrou ocorrência.
Na semana passada, Tainara e Luiz Antônio foram à delegacia prestar depoimento. Tainara admitiu ter feito a vaquinha falsa, mas alegou ter agido sozinha. Segundo ela, o marido não sabia de nada. A advogada Lívia Madeira, que representa o casal, disse que Taiara planejou a farsa por estar com problemas financeiros.
O casal não quis gravar entrevista, e Tainara reclamou por ser filmada pela equipe de reportagem.
Com informações do RJTV2