A Polícia Civil deu início, na manhã desta sexta-feira (11), a uma operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, para prender criminosos acusados de envolvimento em roubos, tráfico e assassinatos. As informações são do Bom Dia Rio.
A ação, chamada de “Operação Gilhotina”, tem como objetivo cumprir sete mandados de prisão contra integrantes da facção Terceiro Comando Puro (TCP).
Segundo as investigações, os alvos fazem parte de um núcleo da facção responsável pela execução de rivais. O grupo atua em meio a uma disputa constante com traficantes do Comando Vermelho (CV), que controlam o Morro São João, no Engenho Novo, favela vizinha.
Durante a chegada dos policiais, houve troca de tiros com criminosos. Um fuzil foi apreendido. A operação é resultado de seis meses de investigação conduzida pela 20ª DP (Vila Isabel), com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da 22ª DP (Penha).
Ainda de acordo com a polícia, parte dos conflitos atuais envolve ex-integrantes do TCP que migraram para o CV. Os familiares desses criminosos estariam sendo ameaçados, expulsos e até mortos por integrantes da antiga facção.