Nesta sexta-feira (28), agentes da 71ª DP (Itaboraí) cumpriram cinco mandados de busca e apreensão no município na primeira fase da Operação Fallacia. Os alvos da Polícia Civil integram uma quadrilha especializada em extorsão e produção de notícias falsas contra políticos. Entre as vítimas do grupo criminoso estão o prefeito de Itaboraí Marcelo Delaroli (PL) e o deputado estadual e vice-presidente da Alerj, Guilherme Delaroli (PL).
Os policiais civis foram até residências ligadas a integrantes da associação criminosa que tinha por finalidade criar falsas narrativas com o intuito de promover calunias e injúrias em contra políticos de Itaboraí.
As investigações começaram a partir de denúncias relacionadas a um grupo de pessoas que, se dizendo pertencerem a oposição, começaram a formular acusações graves contra os irmãos Marcelo e Guilherme Delaroli. Os suspeitos passaram a publicar vídeos em suas redes sociais na plataforma Instagram, difundindo falsas narrativas de praticas de atos ilícitos por políticos da cidade.
Polícia Civil apreendeu aparelhos eletrônicos e até um drone
O intuito era desgastar a imagem dos políticos com os eleitores de Itaboraí. Na ação desta sexta, foram apreendidos 1 computador, 3 tablets, 4 celulares, 1 drone, 5 pen drives e 1 cartão de memória. O material foi levado para a 71ª DP e será analisado pelas equipes técnicas para identificar outros integrantes do grupo.
A investigação também quer localizar os financiadores, das lideranças, colaboradores de toda ordem e ramificações com outros grupos e se a motivação dos ataques graves do grupo foram de natureza política ou financeira. Dois integrantes já identificados são investigados por outra delegacia por pelos crimes de extorsão e perseguição a um prefeito.

