A Polícia Civil estourou, na manhã desta quinta-feira (6), um esquema criminoso conhecido como “escritório do crime”, utilizado para planejar roubos de cargas e veículos na comunidade do Parque União, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. A ação faz parte da “Operação Torniquete”, que hoje cumpre 74 mandados de busca e apreensão em várias localidades do Brasil.
Durante a ação, foram encontrados computadores contendo dados de funcionários de empresas de transporte, informações sobre receptadores e até bloqueadores de GPS.
Segundo o balanço geral da operação, houve cinco prisões e um criminoso foi morto em confronto. Oito veículos — entre eles, um de luxo adaptado com furos nos vidros para colocar canos de fuzis — foram recuperados e diversos dispositivos eletrônicos, apreendidos, além de joias, dinheiro e documentos.
Os líderes dos grupos já eram foragidos da Justiça
Segundo a Polícia Civil, duas quadrilhas especializadas no roubo de cargas foram identificadas no Complexo da Maré. Os líderes dos grupos já eram foragidos da Justiça. A investigação revelou que os criminosos utilizavam um “escritório do crime” para planejar os roubos e revender os produtos furtados.
Os ataques aos caminhões aconteciam em principais vias do estado, e as cargas eram saqueadas em comunidades como Duque de Caxias, na Baixada, Alemão, Maré e Manguinhos. Além disso, os criminosos criaram empresas de fachada para realizar transações fraudulentas e tentar legalizar os bens roubados.
Veículos roubados eram levados para outros estados
A polícia também descobriu que as cargas, como celulares, eram enviadas para o Ceará, enquanto veículos roubados eram encaminhados para a Bahia. Há indícios de que mercadorias furtadas também foram enviadas para Santa Catarina e Goiás.
A Operação Torniquete tem como objetivo combater o roubo de veículos e cargas no estado do Rio. Nesta quinta-feira, estão sendo cumpridos 74 mandados de busca e apreensão nas comunidades Nova Holanda e Parque União, no Complexo da Maré, além de outras localidades do estado e em mais quatro estados.
Com informações do g1.