A Polícia Militar prendeu 31 torcedores, no último domingo (15), envolvidos em brigas antes do jogo entre Flamengo e Vasco da Gama, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Cabos de madeira, uma faca e explosivos foram apreendidos por equipes policiais. As ocorrências foram em diferentes pontos do Grande Rio.
Policiais do 18º BPM (Jacarepaguá) foram acionados para uma ocorrência de briga de torcidas no bairro Tanque, Zona Oeste. Chegando ao local, os militares atuaram na dispersão do tumulto e, após a realização de um cerco, detiveram 10 suspeitos. Dois feridos foram socorridos à UPA da Taquara. A ocorrência foi encaminhada à 41ª DP (Tanque).
Houve também um confronto no bairro Vila São Luís, em Duque de Caxias. No local, os militares realizaram um cerco, com ajuda de um veículo blindado, e prenderam 12 suspeitos. Na ação, foram apreendidos cabos de madeira, uma faca e um artefato explosivo. Outros três envolvidos estão custodiados no Hospital Moacyr do Carmo.
Já na Zona Norte, policiais do 41º BPM (Irajá) foram acionados para verificar informações sobre uma briga de torcidas em Vicente de Carvalho. No local, os militares avistaram um grupo de torcedores que fugiu ao perceber a chegada das equipes. Em seguida, os agentes realizaram buscas pela região e detiveram seis envolvidos no confronto. Com eles, foram apreendidos dois bastões de madeira, uma granada e uma touca. A ocorrência foi encaminhada à 27ª DP (Vicente de Carvalho).
Esquema de policiamento
A PM empregou mais de 700 policiais militares para garantir a ordem pública, atuando tanto em serviço ordinário quanto em Regime Adicional de Serviço (RAS) no esquema de segurança para o clássico .
O Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe), responsável pelo policiamento na área interna do estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã – e nas imediações da praça desportiva, recebeu o apoio de diversas unidades operacionais, bem como de unidades especiais como o Regimento de Polícia Montada (RPMont), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom).
Além disso, o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) também intensificou o patrulhamento nas estações ferroviárias a fim de garantir a segurança dos torcedores que usam o trem.
O esquema de policiamento também contou com o apoio de drones equipados com tecnologia de videomonitoramento facial, cujo objetivo é identificar e auxiliar na prisão de foragidos da justiça, aumentando a eficiência do trabalho policial.