Foi-se o tempo dos livros pretos, pesados e, principalmente, desorganizados que serviam para registrar toda a movimentação e registros nos cemitérios da cidade. Recentemente foi criada uma plataforma que organiza, preserva e disponibiliza registros administrativos e cemiteriais. O sistema, batizado de Athena, da concessionária Reviver, revolucionou a gestão em cemitérios e acabou recebendo o Prêmio Qualidade e Excelência.
O reconhecimento é da Acembra/Sincep (Associação de Cemitérios e Crematórios do Brasil e Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil), que reconhece as melhores práticas e iniciativas inovadoras do setor cemiterial, crematorial e funerário, reforçando o compromisso das organizações com inovação, qualidade e excelência na prestação de serviços.
Preservação da memória e maior transparência
Desenvolvida por um Jovem Aprendiz, Marcelo Paulo do Nascimento Correia, a plataforma já está impactando diretamente a gestão e o dia a dia da administração, ao integrar automação de processos, digitalização de acervos históricos e maior agilidade e confiabilidade na rastreabilidade das informações armazenadas desde a criação, em 2022, do arquivo central da empresa.
A nova tecnologia tem papel fundamental não apenas na preservação da memória da cidade, mas também na transparência e no relacionamento com famílias, pesquisadores e órgãos públicos.
Olha só que novidade! A notícia de que um jovem aprendiz revolucionou a gestão de cemitérios com uma plataforma chamada Athena me fez pensar… Será que agora vamos ter uma versão digital das minhas próprias memórias? Imagino já rastreando minhas próprias histórias com um simples clique. Que tal um like para a memória eterna? 😂🕹️