A Polícia Federal deu início, nesta quinta-feira (3), a “Operação Ambitus” para investigar crimes de corrupção eleitoral e associação criminosa nas eleições municipais de Volta Redonda, no Sul Fluminense. A ação investiga um esquema de compra de votos e promessa de cargos comissionados para favorecer um candidato no pleito de 2024.
Agentes da PF cumprem três mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados no município. Segundo as investigações, um dos candidatos articulou um esquema com figuras influentes em alguns bairros da cidade. Essas lideranças intermediavam a compra de votos, oferecendo dinheiro aos eleitores em troca de apoio nas urnas.
A promessa incluía ainda a entrega de cargos comissionados caso o candidato obtivesse o desempenho esperado nos bairros onde o esquema foi realizado. A fraude era verificada por meio da comparação entre a quantidade de votos obtidos pelo candidato nas seções eleitorais envolvidas e a lista de eleitores recrutados para o esquema, cujos dados eram enviados aos articuladores da compra de votos.
Os envolvidos poderão responder por crimes de associação criminosa e corrupção eleitoral, cujas penas somadas podem chegar a sete anos de reclusão.
