A Polícia Federal iniciou, na manhã desta quinta-feira (4), uma operação para combater uma organização criminosa responsável por fraudar contratos de financiamento de veículos em instituições bancárias no Sul Fluminense. Segundo a PF, foram identificados nove contratos fraudulentos, com prejuízo estimado em R$ 622 mil ao sistema financeiro nacional.
Na ação, agentes de Volta Redonda cumprem dois mandados de busca e apreensão e um mandado de sequestro de bens em Resende. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal e recaem sobre valores e patrimônios equivalentes ao benefício obtido com as fraudes.
As investigações indicam que a organização utilizava “laranjas” e contava com o apoio técnico de uma ex-servidora do sistema bancário para viabilizar os golpes. A fraude consistia na inclusão de dados falsos ou indevidos nos contratos, posteriormente validados como legítimos pelas instituições financeiras.
A operação tem como objetivos interromper a prática criminosa, possibilitar a recuperação dos valores desviados e reunir elementos de prova que permitam esclarecer a totalidade dos fatos. Os investigados responderão pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude e associação criminosa.