Com novas eleições no horizonte, tem novidade à vista em Três Rios, no Centro-Sul Fluminense. O empresário e pastor Márcio Poncio (SDD), pai da deputada estadual Sarah Poncio (SDD), vai se candidatar a prefeito da cidade onde os rios Paraíba do Sul, Paraibuna e Piabanha se encontram.
Márcio, que nas redes sociais se apresenta como o “patriarca da família Poncio” e membro da Igreja da Nuvem, disputou uma vaga de deputado federal em 2022 pelo antigo PROS.
Com 33.367 votos, ficou como segundo suplente.
Sarah teve mais sorte. Com 26.626 votos para deputada estadual, conquistou a primeira suplência do PROS na Assembleia Legislativa — e a vaga, em definitivo, quando Tande Vieira se elegeu prefeito de Resende, no ano passado.
Porque Márcio Poncio poderá disputar a eleição em Três Rios
Na sessão do dia 1º de julho, a última do primeiro semestre de 2025, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a inelegibilidade de Joa Barbaglio (Republicanos), que havia sido reeleito prefeito do município de Três Rio em 2024. Os ministros também determinaram a realização de nova eleição, independentemente da publicação do acórdão e da apresentação de recursos.
Joa teve as contas de gestão como presidente da Câmara de Três Rios reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2019. Ele disputou a eleição sub judice e foi o mais votado.
O candidato chegou a obter uma liminar suspendendo a decisão do TCE, mas, como a mudança ocorreu após o primeiro turno das eleições, não tem valor para suspender a inelegibilidade.