O papa Leão XIV recebeu, nesta quarta-feira (28), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), e a primeira-dama Fernanda Neves durante a audiência feral realizada no Vaticano. O encontro ocorreu por volta das 10h (horário de Roma) e teve caráter institucional e simbólico.
Durante a audiência, Rodrigo Neves pediu a bênção do pontífice para Niterói e para o Brasil e apresentou ao papa uma miniatura da Nova Catedral São João Batista, que está em construção no Caminho Niemeyer. O templo, projetado por Oscar Niemeyer, é considerado um marco religioso, arquitetônico e turístico para o município.
‘O momento foi marcante’
“Foi uma honra receber o convite para estar aqui. Senti uma energia ímpar, o Santo Padre é uma pessoa completamente iluminada, serena e de grande paz espiritual. O momento foi marcante e será lembrado para sempre”, relatou o prefeito.
Apresentado também como presidente da Rede Mercocidades, o prefeito destacou a importância do diálogo entre a Igreja e os povos latino-americanos. No encontro, ele ainda transmitiu as saudações do arcebispo da Arquidiocese de Niterói, dom José Francisco Rezende, e do bispo auxiliar dom Geraldo de Paula Souza.
Nova catedral de Niterói terá abóbadas de concreto
A Nova Catedral São João Batista integra o conjunto do Caminho Niemeyer e contará com abóbadas de concreto que remetem à pomba do Espírito Santo, além de ampla área envidraçada voltada para a Baía de Guanabara. O complexo incluirá ainda um centro de pastoral e um museu de arte sacra, com impacto significativo na região central de Niterói.
“Pedir a benção e apresentar ao Papa Leão XIV os detalhes desta obra monumental, que une fé, arte e desenvolvimento urbano, foi um momento de grande emoção. A Nova Catedral no Caminho Niemeyer será um legado para as futuras gerações”, finalizou o prefeito.

