O levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Polícia Civil, divulgado nesta sexta-feira (3), revela que os registros de ocorrências relacionados ao réveillon no estado do Rio caíram este ano, em comparação com os anos anteriores. A notícia foi muito bem recebida no Palácio Guanabara, sede do governo do estado, que celebra o “réveillon mais seguro dos últimos anos”.
Da noite do dia 31 de dezembro à manhã do dia 1 de janeiro houve 140 registros de ocorrências ligadas às comemorações da passagem de ano. Foram 81 registros de furtos (38 a menos do que na virada de 2023 para 2024, uma queda de 32%), sendo nove de celulares, e 10 de roubos (15 a menos do que no Réveillon anterior, redução de 60%), sendo apenas dois de celulares.
O registro de feridos por arma de fogo também caiu pela metade em relação ano anterior, contabilizando dois casos. Ao analisar os números da virada de 2022 para 2023, a queda é ainda mais significativa. Há dois anos atrás, foram registrados 195 furtos e 33 roubos, e 360 ocorrências ao todo. Em comparação, o réveillon 2025 apresentou uma diminuição de 61% nos casos.
Ao todo, 28 mil agentes de segurança atuaram em todo o estado. Somente em Copacabana, principal palco da celebração, foram 3.300 policiais, 12% a mais do que no ano anterior. A operação também contou com tecnologia, incluindo 15 drones, aeronaves e atendimento especializado. A PM montou 19 pontos de bloqueio em vias de acesso e instalou 78 plataformas de observação.
O Corpo de Bombeiros também usou tecnologia para garantir a segurança do público, como drones equipados com megafones, usados para orientar banhistas e reforçar mensagens sonoras de segurança. A corporação disponibilizou pela primeira vez o serviço de médicos em motos aquáticas, que permite reduzir o tempo de atendimento em emergências marítimas.