O prefeito Eduardo Paes anunciou, em suas redes sociais, que vai revogar o aumento da cobrança da taxa de lixo dos moradores da Barra Olímpica. O reajuste, que dobrou o valor da taxa, gerou muita reclamação dos moradores da regiao e a redução atende a um pedido conjunto do deputado federal Pedro Paulo (PSD) e do presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (PSD).
“Consultei a Procuradoria e eles disseram que daria para fazer uma interpretação que não deveria ter aumentado, então está decidido, não vai aumentar” afirmou o prefeito. Segundo ele, até o dia 30 uma nova guia será emitida e enviada aos moradores.
Reajuste ocorreu quando houve a mudança de nome da região
Paes explica que o aumento foi gerado quando o nome da região mudou. O IPTU não sofreu alteração, mas a taxa de lixo, sim. Com a revogação, voltará aos valores antigos.
Quando a região ao redor dos equipamentos dos Jogos de 2016 ainda fazia parte de vários sub-bairros, a área estava enquadrada na faixa 4 da TCL, correspondente a 70 UFIR (R$ 347). Neste ano, a prefeitura reclassificou os imóveis para a faixa 7, com custo de R$ 695, contrariando a promessa de manutenção dos critérios de cobrança; a correção restabelece a faixa anterior. Uma nova guia será reemitida até o dia 30.
Caiado comemorou o anúncio:
“Desde o início, a luta pelo reconhecimento da Barra Olímpica foi acompanhada pela promessa de que não haveria aumento de taxas e impostos para os moradores. Estou muito satisfeito por termos tido esse pleito atendido, corrigindo essa distorção”, afirmou.

