O prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou, no Diário Oficial desta segunda (10), a ampliação do território protegido pelo tombamento do terreno onde fica o Bangu Shopping, na Zona Oeste. Ele já havia prometido a mudança, que atende a um pedido do vereador Felipe Pires (PT). O espaço já é tombado desde 2000.
O objetivo do decreto é impedir a construção de novas edificações no entorno do estabelecimento. Com isso, o Bangu Shopping fica “protegido” do novo “mais valerá” do município – projeto aprovado pela Câmara que autoriza a ampliação de shoppings, supermercados, hipermercados e hospitais mediante contribuição para a Prefeitura do Rio.
O decreto desta segunda (10) abre exceções para construções temporárias, que poderão permanecer no local por um período de até 120 dias, caso sejam aprovadas pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural (CMPPC).
Bangu Shopping já foi sede de fábrica têxtil
O terreno do estabelecimento foi tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) por já ter abrigado uma importante representante da era de auge da indústria têxtil no Rio. O atual Bangu Shopping já foi a Fábrica de Tecidos Bangu, que operou entre 1889 e 2004 na região. O shopping foi inaugurado no local em 2007.


