O prefeito Eduardo Paes (PSD) iniciou, nesta quarta-feira (1º), sua gestão para o período de 2025 a 2028 com a publicação de 46 decretos, que definem as principais ações e metas do novo governo. As medidas estão divididas em áreas como segurança, saúde, educação, transporte, infraestrutura e desburocratização.
Segurança e civilidade
Na área da segurança, destacam-se a criação da Força Municipal, a refundação da Guarda Municipal e a expansão da Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia (CIVITAS).
Também foi criado um grupo de trabalho para fortalecer a candidatura de Rio e Niterói à sede do PAN 2031 e para a organização do Comitê Rio BRICS 2025, ambos com o objetivo de atrair grandes eventos internacionais para a cidade.
Transporte e mobilidade urbana
O transporte é outro foco importante, com a expansão do BRT, a implementação do programa BRT Metropolitano e a transição energética da mobilidade urbana como principais medidas. Essas ações, segundo a prefeitura, visam melhorar a infraestrutura e a sustentabilidade do sistema de transporte público.
Saúde e educação
Na saúde, a gestão planeja a construção de dois novos Supercentros nas zonas Norte e Oeste, além de um plano para o tratamento do Espectro Autista, que incluirá a criação de oito centros de referência.
Também serão realizados estudos para o fornecimento de Semaglutida, medicamento usado no combate à obesidade, na rede municipal de saúde.
Na educação, o governo promete expandir em mais de 70% as matrículas em tempo integral e criar grupos de trabalho para aumentar o número de vagas em creches e ampliar a rede de ensino para alcançar 500 GETs (Grupos Especiais de Trabalho).
Infraestrutura e obras
A gestão também anunciou projetos significativos na área de infraestrutura, como o controle de enchentes em Acari, Jardim Maravilha e Realengo, além da urbanização da Rocinha e requalificação da região do Sambódromo.
Novos parques, como os de Guadalupe, Taquara e Realengo, e a modernização da Feira de São Cristóvão também estão entre os planos.
Desburocratização e ambiente de negócios
A desburocratização também será uma prioridade, com a implementação do Licenciamento Integrado de Edificações 2.0 e o Programa Licenciamento Zero para atividades econômicas.
A reorganização administrativa, com um novo manual da marca e reestruturação das subprefeituras, também será uma das primeiras ações do novo governo.