Foi a surpresa do Diário Oficial desta quarta-feira (19). O prefeito Eduardo Paes (PSD) criou uma subsecretaria de Agricultura e pendurou na estrutura da Casa Civil. Atualmente, a Prefeitura do Rio conta apenas com uma coordenadoria, bem menos glamourosa, dedicada ao assunto.
O Rio Rural já nasce com dez cargos. Embora, como bem avisa o texto, as competências do novo órgão só sejam estabelecidas e publicadas no prazo de 30 dias.
Estrutura pode ser usada como afago ao interior
Embora não admita, o prefeito do Rio está em franca pré-campanha para o governo do estado. Mas, para ter chances na disputa de 2026, Paes sabe que precisa expandir os seus domínios para o interior.
Daí que tem feito inúmeros gestos para a turma do além-Região Metropolitana.
Tem enviado emissários (como o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, e Felipe Santa Cruz, da Secretaria de Governo). Tem recebido prefeitos no Palácio da Cidade. Nomeou ex-prefeito e outras autoridades destronadas do interior em seu governo. Ajustou (para alguns tons a mais) o discurso sobre Segurança Pública — tema que certamente estará no centro da disputa em 2026.
Para alguns, a futura subsecretaria de Agricultura será um braço do governo no interior.
Paes também está de olho nos deputados
Há quem aposte, ainda, que o prefeito esteja abrindo espaços para o aliado Val Ceasa, líder do PRD na Assembleia Legislativa. Paes tem feito gestos em direção aos deputados — estaduais e federais — que têm capilaridade no interior.
Embora o resultado eleitoral de seu grupo político não tenha sido dos melhores, a turma de Val amealhou algo em torno de 60 mil votos na última eleição, principalmente na Zona Norte do Rio, e ainda tem um pé na Baixada Fluminense. Um acervo nada desprezível diante de uma possível eleição muito disputada.
Agricultura é disputada também no governo do estado
O grupo político de Val — formado, na Assembleia, pelos deputados Dr. Deoldalto (PL), Rafael Nobre (União) e Valdecy da Saúde (PL) — está no centro de uma acirradíssima disputa pela Secretaria de Agricultura do governo do estado.
A turma domina o posto desde 2023, quando Dr. Flávio (PL), ex-prefeito de Paracambi e irmão de Dr. Deodalto, foi nomeado. Quando saiu, em maio do ano passado, Flávio foi substituído pelo irmão, que ficou no cargo até o fim de janeiro, quando pediu exoneração para votar na nova mesa diretora da Alerj.
Mas não conseguiu voltar.
Nesse meio tempo, o PL pediu a vaga para o também deputado estadual Jair Bittencourt.
O governo já foi e voltou, várias vezes, entre os dois polos. Mas, até agora, não chegou a uma conclusão.

