ATUALIZAÇÃO às 10h30 desta sexta-feira (29) para inclusão do posicionamento da administradora do Jaé.
Depois de denúncias de usuários do cartão Jaé sobre créditos que não apareciam corretamente no sistema, o prefeito Eduardo Paes (PSD) se posicionou e ameaçou multar a operadora responsável pela bilhetagem municipal.
A cobrança foi em resposta a uma nota da empresa veiculada ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo, na qual a companhia solicitava o CPF de todos os passageiros que relataram problemas. A administradora do sistema, no entanto, apresenta outro lado.
Em declaração à emissora, Paes afirmou que, caso a empresa dê novamente uma resposta tão “imbecil”, solicitando dados pessoais dos usuários que estão reclamando, será multada. “Peço desculpas e vou solicitar à Secretaria Municipal de Transportes que verifique o que está acontecendo”, finalizou o prefeito.
Entre as reclamações, passageiros relatam que depositaram um valor no cartão, mas, ao consultarem o saldo, encontraram menos do que foi adicionado ou até mesmo zerado. Além disso, afirmam que não há transparência sobre para onde o dinheiro inserido no sistema de bilhetagem está sendo destinado.
O cartão Jaé é o único aceito nos transportes municipais do Rio — incluindo ônibus, BRTs, VLTs, vans e “cabritinhos” —, exceto para usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI). A migração para o novo sistema ocorreu de forma gradual: desde 5 de junho, para quem possui gratuidade, e, a partir de 2 de agosto, para todos os passageiros.
O que diz o Jaé
Procurada pelo TEMPO REAL, a operadora do cartão Jaé esclareceu que eventuais problemas dos usuários podem ser relatados nos canais de atendimento, onde os casos são devidamente apurados pela equipe. A empresa também destacou que o Jaé realiza todas as integrações do Bilhete Único Carioca e que as queixas de falta de integração são verificadas.
“Muitos usuários estão acreditando que a integração não está ocorrendo por não aparecer ‘0,0’ no validador, como no sistema anterior, mas isso é uma questão de adaptação. Nos casos pontuais em que se verifica que a integração não ocorreu, o estorno é realizado. Nesse contexto, é importante que os usuários priorizem o cartão preto, que é vinculado ao aplicativo e permite verificar o extrato”, finalizou a administradora do sistema.
Na quinta-feira coloquei 30.00 gastei uma passagem só quando fui trabalho no dia sequinte o cartão jae estava zerado onde esta o meu dinheiro 😡😡.
Boa noite não estou conseguindo falar tira meu cartão eu preciso pra fazer meus tratamentos de frionialgia pressão alta diabete aciedad depressivo Faso tratamento com nelro já orivel pra acha no SUS piciquiatra psicóloga filceterapia e muito gasto com passagem medicamentos
No meu cartão sumiu 10 reais sem eu usar não entendi nada.
Faço recarga via pix , infelizmente, a integração, é falta
Não consigo a gratuidade na segunda passagem como rio card tinha,
Estou no prejuízo desse aplicativo jae
Tá uma merda isso
Infelizmente não há como fazer nada, pedem CPF e emitem protocolo, que não tem resultado nenhum.
Esse cartão bosta JAE.PAGUEI NO APP
DESDE O DIA 28/07/2025 ,A TARIFA DEN8 REAIS E AINDA.NAO CHEGOU NA MINHA CASA
Pior já aconteceu comigo também,só que no meu caso fui consultar o saldo e meu cartão foi engolido pela máquina e não devolveram e fiquei sem o valor e sem o cartão também para piorar ainda mais já eram 23:00 e tinha que pegar o trem para nova Iguaçu e não tem câmeras em direção as máquinas para provar o que está acontecendo.
Um descaso para nós que somos obrigados a usar esse novo cartão .