O prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou, no Diário Oficial desta segunda-feira (10), a criação da plataforma Oportunidades Cariocas, um canal digital que vai reunir todas as ações de formação técnica e profissional oferecidas pelos órgãos municipais. A ideia é facilitar o acesso a vagas de cursos públicos e atividades educativas da Prefeitura do Rio.
Pelo texto, todos os cursos, oficinas, palestras e demais atividades formativas — já existentes ou futuras — deverão ser cadastrados na plataforma. Cada órgão terá um ponto focal responsável pela gestão de suas ações, desde o cadastro até a finalização. As iniciativas que já estão em andamento têm até 30 dias para serem incluídas no sistema.
Plataforma Oportunidades Cariocas é desenvolvida pela IplanRio
Os órgãos municipais também precisarão manter as informações atualizadas e cadastrar novos cursos com no mínimo duas semanas de antecedência. A empresa municipal de informática, a IplanRio, ficará responsável pelo desenvolvimento, manutenção e segurança do Oportunidades Cariocas, enquanto a Subsecretaria de Transformação Digital e Cidade Inteligente coordena a implantação e assegura o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados.



