Um esquema de exportação ilegal de medicamentos “tarja preta”, de uso controlado, é alvo de uma operação da Polícia Federal no Rio nesta terça-feira (11). Dois homens foram presos – um em Rio das Ostras e outro na Flórida, nos Estados Unidos, para onde a quadrilha levava os remédios de forma irregular.
O homem capturado nos EUA é apontado como líder da organização criminosa. A quadrilha atuava com o apoio de farmácias e realizava remessa internacional de fármacos psicotrópicos, conhecidos popularmente como “tarja preta”.
Remédios como Zolpidem, Ritalina e Clonazepam estavam entre as substâncias exportadas pelo grupo. Milhares de unidades de medicamentos e receitas médicas irregulares foram apreendidas com os suspeitos.
Esquema de lavagem de dinheiro camuflava exportação de “tarja preta”
Ao todo, os policiais cumpriram seis mandados de busca e apreensão, a maioria em endereços residenciais e comerciais em Rio das Ostras. A corporação também identificou movimentações financeiras atípicas e transferências bancárias supostamente relacionadas ao esquema. A apuração da PF indica que um possível esquema de lavagem de dinheiro escondia as transações envolvendo os medicamentos irregulares.
A ação se baseia em investigações conduzidas desde 2023 pela Delegacia da PF em Macaé e contou com o apoio de agentes do Ministério Público Federal (MPF) e do Governo dos EUA. Os acusados vão responder por organização criminosa e tráfico internacional de drogas.

