A Polícia Militar realiza, na manhã desta terça-feira (28), operações no Morro da Fé, no Complexo da Penha, e nas comunidades Juramento e Juramentinho, na Zona Norte do Rio. Tiroteios foram registrados nas localidades, o que ocasionou no fechamento 16 escolas municipais e o protocolo de segurança na Clínica da Família Aloysio Augusto Novis, que suspendeu as atividades externas, como visitas domiciliares.
Também por conta da violência, cinco linhas de ônibus precisaram alterar seus itinerários: Linha 679 (Grotão X Méier); Linha 621 (Penha x Sans Peña); Linha 622 (Penha x Sans Peña via Grajaú); Linha 312 (Olaria x Candelária); e Linha 625 (Olaria x Sans Peña).
Segundo a PM, a operação tem a finalidade de minar a movimentação e expansão territorial dos criminosos, além de combater os roubos de veículos e de cargas nos acessos a essas comunidades. Até o momento, não há informações sobre feridos. Também não ocorreram prisões. Os agentes do 41º BPM apreenderam drogas a serem contabilizadas nas comunidades do Trem, Ipase, e Beira Rio — onde foram apreendidos também uma carabina 9 mm e três rádios.
A operação é feita por agentes do 16º BPM (Olaria) e do 41º BPM (Irajá), com o apoio de equipes do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE), do Comando de Operações Especiais (COE) e do 3º BPM (Méier).