A Polícia Federal (PF) deflagou nesta quinta-feira (13) a Operação Astreia, com o objetivo de desarticular um esquema de corrupção eleitoral em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Somente na casa do principal alvo da operação, o prefeito da cidade, Abraão David Neto, o Abraãozinho (PL), foram apreendidos R$ 172 mil em espécie.
Segundo o balanço final da PF, além do dinheiro em espécie, foi apreendido um veículo de colecionador do modelo Shelby Cobra VB 302, em um segundo endereço do alvo, no Recreio dos Bandeirantes. Também foram apreendidos celulares, mídias e documentos diversos.
A ação foca em uma organização criminosa acusada de praticar diversos crimes durante as eleições municipais de 2024. O prefeito é investigado por envolvimento em um esquema de compra de votos, fraude na cota de gênero, apropriação indevida de recursos destinados ao financiamento eleitoral e lavagem de dinheiro.
Os agentes da PF cumpriram, nesta quinta, dois mandados de busca e apreensão relacionados a investigação que começou em outubro de 2024. Na ocasião, 24 pessoas foram presas em flagrante em Nilópolis, com valores que estariam sendo usados para a compra de votos.