Oito suspeitos morreram, nesta quinta-feira (4), durante uma operação da Polícia Militar na Vila Aliança, Zona Oeste do Rio. A ação tinha como alvo integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP), apontados como responsáveis pelo assassinato da jovem Sther Barroso dos Santos, de 22 anos, ocorrido em 17 de agosto, em Senador Camará.
Segundo a polícia, seis criminosos mantinham um pastor e uma criança reféns em uma casa da favela. Houve confronto, e os suspeitos foram mortos, enquanto as vítimas foram libertadas sem ferimentos. Outros dois suspeitos também morreram em pontos diferentes, e dois traficantes foram presos ao tentar fugir em um ônibus.
O confronto intenso interrompeu o transporte público: trens e ônibus tiveram horários e itinerários alterados, e vias importantes foram bloqueadas. A operação contou com o apoio de helicópteros, blindados e equipes da Polícia Civil. Durante o confronto, criminosos atearam fogo a lixo e utilizaram veículos como barricadas.
Sther Barroso dos Santos foi assassinada em agosto ao se recusar a sair com um traficante durante um baile funk na favela da Coreia, em Senador Camará. Segundo familiares, ela foi espancada e deixada morta na porta de sua casa, na Vila Aliança, por dois homens a mando de Bruno da Silva Loureiro, conhecido como “Coronel”, chefe do tráfico no Muquiço.