As obras do Rio Beach Club, localizado na Ilha da Coroa, na Barra da Tijuca, seguem em andamento, apesar da decisão da Prefeitura do Rio que determinou a paralisação imediata das intervenções no espaço. O embargo, publicado em 13 de novembro, aponta que o clube não possui a licença pública necessária para a continuidade das obras.
Segundo relatos, mais de 400 m² já teriam sido construídos de forma irregular. Vídeos mostram ainda que as intervenções seguiram sem interrupção durante todo o mês de dezembro, inclusive aos fins de semana e em diferentes horários do dia. Além da prefeitura, a situação também foi denunciada ao Ministério Público do Rio (MPRJ) e ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
A principal controvérsia envolve o fato de a Ilha da Coroa ser uma área de reserva ecológica e paisagística, protegida por lei desde 1978. Ao longo das últimas décadas, no entanto, diversos prédios e casas foram erguidos na região, e a ilha — que deveria estar preservada — passou a ser palco frequente de festas e shows, gerando reclamações de moradores.
Histórico de problemas do Rio Beach Club
Esta não é a primeira polêmica envolvendo o Rio Beach Club. Em abril deste ano, o empreendimento voltou aos holofotes ao promover grandes festas com som elevado, mesmo após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 2023, que determinou a interdição do local. A medida confirmou uma sentença do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), proferida em 2019.
Em 2017, o clube chegou a ser interditado pela prefeitura em razão do acúmulo de processos administrativos que se arrastavam desde 2015. No mesmo ano, o MP de Janeiro encaminhou à Justiça um pedido de suspensão de qualquer tipo de sonorização e de atividades que contrariassem a legislação urbanística da região.
O que diz a prefeitura
Em nota oficial, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento confirmou que a obra do clube foi multada e embargada pela prefeitura, e que adotará as medidas cabíveis caso as intervenções tenham continuado mesmo após a ordem de paralisação.
“Uma equipe técnica será enviada ao local para fiscalização e, se necessário, adoção de novas medidas cabíveis”, finalizou a pasta.
Procurado pelo TEMPO REAL, o Rio Beach Club não havia se manifestado sobre a continuidade das obras até o fechamento desta reportagem. O espaço segue aberto a um posicionamento.

