Com vistas deslumbrantes e fácil acesso a pontos estratégicos, a Ilha do Governador não explora o seu potencial turístico. Pensando na quantidade de visitantes que o bairro poderia receber, o vereador Wagner Tavares (PSB), morador e comerciante insulano, protocolou na Câmara do Rio o projeto de criação de um plano diretor, com três mirantes, ações de reurbanização, revitalização e limpeza das áreas, além da instalação de quiosques, deques e um observatório voltado para a Baía de Guanabara.
O primeiro mirante seria implantado no Parque Marcelo Ipanema, no Jardim Guanabara. De lá, será possível contemplar cartões-postais do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e toda a exuberância da Baía. Outro ponto a ser revitalizado é o entorno da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, que já oferece uma vista privilegiada. O terceiro mirante está previsto para a Rua Manuel Marreiros, no bairro dos Bancários, onde seriam instalados equipamentos de observação, paisagismo e infraestrutura de lazer.
Um novo polo turístico, gastronômico e cultural
A proposta faz parte do projeto Parque Jardins das Ilhas, que prevê a criação de polos gastronômicos, culturais e turísticos espalhados por diversos sub-bairros da Ilha do Governador. A expectativa é atrair investimentos da iniciativa privada e fomentar o desenvolvimento socioeconômico local, beneficiando moradores, trabalhadores e visitantes.
Um dos principais focos é a modernização do Corredor Esportivo, que poderá ganhar novos jardins, paisagismo, iluminação e uma programação cultural contínua. Também está prevista a instalação de guarda-corpo costeiro, reforma da ciclovia, revitalização dos equipamentos de academia, quadras, brinquedos, bancos e um espaço dedicado aos animais de estimação — o popular parCão.
“Acreditamos no potencial turístico da Ilha. Por isso, propusemos um projeto de lei para a criação de um polo turístico, gastronômico e cultural, além de outra proposta para reconhecer o Corredor Esportivo como área de especial interesse turístico”, afirma o vereador.
Porta de entrada da Ilha do Governador também será repaginada
A Estrada do Galeão, principal acesso à Ilha e rota de chegada para quem desembarca no Aeroporto Internacional Tom Jobim, também está incluída no projeto. A ideia é transformar a via em um cartão de visitas para o bairro e para a cidade, com nova arborização, paisagismo e até um letreiro com os dizeres “Eu amo a Ilha do Governador”.
A proposta é que a entrada da Ilha receba ipês amarelos, roxos e outras espécies do Horto Florestal, conferindo ao trajeto uma nova identidade visual — mais acolhedora e representativa.
O projeto ainda depende de tramitação e aprovação, mas já sinaliza uma mudança de perspectiva: transformar a Ilha do Governador em destino turístico relevante, e não apenas ponto de passagem para quem chega ou sai do Rio de Janeiro.
Apenas ponto de passagem de quem entra e sai do Rio de janeiro. Sempre foi isso. Infelizmente os governantes até os dias atuais não vêem a ilha do governador como ponto turístico e com grande potencial que temos (falta a estrutura) nunca somos beneficiados em quase nada e sempre obras de fachada ou emergência (como a da light) nunca uma obra para marcar e ficar como legado para os moradores. Nós aqui da ilha do governador sempre temos essa sensação/certeza que somos só visto como bairro de passagem de entra e sai de pessoas de fora que tem um aeroporto e é o acesso somente. Precisamos de cobrar mais coisas pra nossa ilha e nos destacar mais no senário turístico e etc dentro e fora do rio de janeiro.