O “Novo Canecão” já possui autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para prosseguir com as obras. A previsão de reabertura é para o ano que vem. O contrato de concessão foi celebrado em 7 de junho de 2023 entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Bônus-Klefer, vencedora do processo de licitação. O consórcio ganhou o leilão com R$ 4,3 milhões e vai investir cerca de R$ 170 milhões no empreendimento.
Além disso, o Ministério Público Federal (MPF) preside um inquérito civil que acompanha a construção, no campus da Praia Vermelha da UFRJ. O objetivo é garantir que as obras respeitem o patrimônio histórico e cultural da região, que inclui o Antigo Hospital dos Alienados e o Morro da Babilônia, ambos bens tombados de grande relevância nacional. Tanto o consórcio, quanto a UFRJ, acataram a recomendação do órgão.
O Novo Canecão
A UFRJ autorizou a utilização de uma área de 15.000 m² no campus para a construção, com concessão de uso à iniciativa privada por um período mínimo de 30 anos. Entretanto, o terreno fica em área de influência direta dos bens tombados, o que demandou análise contextualizada. O Iphan, por sua vez, informou que a autorização de intervenção já foi emitida.
A universidade destacou que as novas infraestruturas acadêmicas beneficiarão a universidade e preservarão o palácio tombado, realocando parte das atividades acadêmicas. Em nota, o consórcio diz que o cronograma do Canecão segue conforme previsto, com a fase final das demolições em andamento e o início das construções programado.
“Como qualquer empreendimento em área tombada, todas as intervenções exigem autorizações específicas, e o Consórcio Bônus-Klefer está cumprindo integralmente todas as exigências necessárias junto aos órgãos públicos e à Prefeitura do Rio, incluindo a autorização e licença do Iphan, que já foi emitida. Com reabertura prevista para 2026, o icônico Canecão se tornará um complexo multicultural de referência para a cidade, preservando sua relevância histórica e cultural” diz o comunicado.