As praias do Rio vão entrar sob efeito de uma nova ressaca marítima. A Marinha do Brasil emitiu, nesta sexta (02), um alerta válido a partir da tarde deste sábado (03). Segundo o comunicado, as ondas no litoral fluminense podem chegar a atingir três metros de altura.
O novo alerta de ressaca vale entre as 15h deste sábado e 6h de segunda-feira (05). Mesmo após o fim do alerta, no entanto, as águas continuam agitadas. A previsão é de que as ondas possam ainda atingir 2 metros no início da próxima semana.
A recomendação da Marinha é evitar ao máximo banho de mar, pesca e prática de esportes aquáticos em áreas com condições de ressaca. A visita a mirantes próximos ao mar também é desaconselhada durante o período.
Rio teve ressaca com ondas de 2,5 metros durante o réveillon
Esse não é o primeiro alerta de ressaca do novo ano. Na verdade, 2026 já chegou com mar agitado na capital fluminense e em outras regiões do litoral do estado, que estava sob efeito do fenômeno marítimo durante o réveillon. As ondas chegaram a atingir 2,5 metros e a Defesa Civil chegou a emitir um aviso de risco severo em aparelhos celulares ativos no Rio.
Segundo os bombeiros, só na Zona Sul, mais de 1,1 mil pessoas precisaram de resgate após entrarem no mar durante o período. Um adolescente de 14 anos, que desapareceu na Praia de Copacabana na quarta (31), segue desaparecido.

