Uma operação da Polícia Militar, realizada na manhã desta terça-feira (13), nos morros dos Macacos e do São João, na Zona Norte do Rio, levou à suspensão das atividades em nove escolas municipais localizadas no Morro dos Macacos. A ação é uma resposta a um ataque sofrido por policiais do Batalhão de Choque durante a madrugada.
Segundo a corporação, os agentes patrulhavam a favela quando foram surpreendidos por disparos de criminosos. Houve confronto, e um suspeito foi preso. Com ele, a PM apreendeu uma pistola, munições e um celular. A ocorrência foi registrada na 20ª DP (Vila Isabel).
Apesar da continuidade da operação nos dois morros, apenas as escolas do Morro dos Macacos interromperam as aulas. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as unidades localizadas no Morro do São João funcionam normalmente nesta terça-feira.
Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que a Clínica da Família que atende à região afetada permanece aberta, mas com todas as atividades externas suspensas, em razão da falta de segurança.