O Rio tem três novas linhas de ônibus em circulação a partir desta segunda-feira (26). As novas opções de transporte autorizadas pela prefeitura atendem, principalmente, passageiros do Centro e do Leblon, na Zona Sul. Todas são Linhas Experimentais de Coleta de Dados (LECD).
Uma delas é a LECD133, que liga São Cristóvão ao Leblon. Operado pela empresa Braso Lisboa, o ônibus circular passa pelo Elevado Paulo de Frontin e pela Lagoa. O trajeto é similar ao da linha 460, operada pela Real Auto Ônibus, que circula com frequência irregular pela cidade por conta da crise nos itinerários da empresa.
A outra linha nova é a LECD134, que vai da Central do Brasil ao Leblon pela Gávea. Por fim, também começou a circular a LECD135, que vai da Central a Paula Matos, em Santa Teresa. As duas últimas linhas são operadas pela Transurb. Todas já circulavam pela cidade, com cerca de quatro veículos, no início do dia, segundo informações do aplicativo “Lá Vem o Ônibus”.
Linhas experimentais de ônibus podem passar por alterações
As novas linhas podem passar por alterações nos próximos dias — isso porque as LECD são criadas pela Prefeitura do Rio para operação temporária. O objetivo é avaliar a viabilidade técnica e a demanda real dos passageiros dessas linhas. Por isso, trajetos, horários e frotas podem mudar. Caso continuem em circulação, elas “mudam” de numeração.
Na última semana, a prefeitura inaugurou a linha 160, que liga o Terminal Intermodal Gentileza ao Leblon através do Túnel Rebouças. A criação de novas linhas de ônibus acontece em meio ao momento de crise vivido pela Transportes Vila Isabel e pela Real Auto Ônibus. Os novos trajetos em teste englobam bairros atendidos pelas duas empresas. Desde o ano passado, as duas viações têm enfrentado problemas como paralisações de funcionários por salários atrasados e até mesmo falta de combustível para a frota.

