A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) já tem uma nova reitora. A professora Gulnar Azevedo e Silva, do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS), tomou posse, nesta quarta (10/01), em solenidade no Palácio Guanabara, Zona Sul do Rio. O professor Bruno Deusdará, do Instituto de Letras (ILE), tomou posse como vice-reitor. Em novembro, eles foram eleitos pela comunidade acadêmica, em segundo turno, com 55,1% dos pontos, para conduzir a Uerj no quadriênio 2024-2027.
Ex-presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), Gulnar é a segunda mulher a exercer o cargo máximo em 73 anos de história da Universidade, posto ocupado pela também médica Nilcea Freire, entre 2000 e 2003. Em entrevista à Agência Brasil, a professora Gulnar Azevedo afirmou que a prioridade máxima estabelecida pela nova gestão é garantir autonomia financeira, administrativa e acadêmica na universidade.
“A gente está trabalhando bastante para ter garantia do nosso financiamento para poder tocar os inúmeros cursos que a universidade tem e os vários campi espalhados pelo estado. A gente precisa ter garantia de sustentabilidade para nossas ações, desburocratizar o ingresso na universidade e garantir a permanência dos nossos estudantes e o melhor convívio dos nossos técnicos. São nossas prioridades”, disse a reitora.
A cerimônia de transmissão de cargo, aberta ao público, está marcada para o dia 19 de janeiro, às 10h, no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã, quando também ocorrerá a posse dos pró-reitores e diretores de centros setoriais, das unidades de saúde e da administração central.