O ex-prefeito de Belford Roxo Waguinho (Republicanos) não deixou barato a ironia com a qual o atual alcaide e arquirrival, Márcio Canella (União), tratou sua pré-candidatura a deputado estadual em 2026. Waguinho classificou as falas de Canella como “insinuações irônicas e levianas” e disse que está “pronto para a disputa”.
Após o anúncio de que Waguinho deverá concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alerj), Canella disse que o rival e ex-aliado político deveria se preocupar com a Lei da Ficha Limpa, já que “teve duas contas reprovadas pelo TCE e pela Câmara de Vereadores”. O ex-prefeito, por sua vez, rebateu as acusações e disse que Canella estaria divulgando informações distorcidas.
“Diante das insinuações irônicas e levianas feitas pelo prefeito Márcio Canella, a respeito da minha pré-candidatura ao cargo de deputado estadual pelo Republicanos, cumpre esclarecer e repudiar a tentativa torpe de manipular a opinião pública com informações distorcidas, na vã esperança de eliminar no tapetão aquele que representa real ameaça eleitoral ao seu grupo”, disse Waguinho.
Além disso, Waguinho ainda acusou Canella de estar fazendo uso político da Câmada de Vereadores. O ex-prefeito também afirmou que, para haver inelegibilidade, a desaprovação de contas pelo Legislativo municipal precisa estar acompanhada de dolo específico, enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário, “o que jamais foi reconhecido por qualquer instância judicial contra mim”.
“Portanto, não há qualquer impedimento jurídico ou legal para que eu dispute qualquer cargo nas eleições de 2026. E o desespero de quem teme o julgamento do povo nas urnas apenas confirma que estamos no caminho certo. A política precisa voltar a ser feita com propostas e respeito à democracia, e não com tentativas de cassação de direitos alheios por meio de manobras rasteiras”, acrescentou.