O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio (MPRJ), realiza a “Operação Consig”, nesta quinta-feira (29), contra uma quadrilha que aplicava o golpe do empréstimo consignado em idosos.
Os agentes cumprem sete mandados de prisão e dez de busca e apreensão contra integrantes de organização criminosa voltada. Até as 9h, pelo menos três pessoas já tinham sido presas.
Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital e estão sendo cumpridos nos bairros de Turiaçu, Bangu, Rocha Miranda, Pavuna e nas cidades de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos. A Justiça determinou a quebra de sigilo de dados dos denunciados.
Golpe
Segundo a denúncia do Gaeco, os golpes eram aplicados pela Start Vip Consultoria Crédito, com sede em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio. Os criminosos entravam em contato com idosos por telefone e diziam que eles possuíam dívidas. Então, era oferecido às vítimas que a dívida fosse transferida para uma empresa consultora crédito, em troca de condições mais vantajosas de pagamento. Para concluir o negócio, as vítimas precisavam contrair um empréstimo e transferir o dinheiro aos criminosos, que se apropriavam do valor.
De acordo com as investigações, há registros de ocorrência contra os denunciados em delegacias do Rio de Janeiro, Pernambuco, Acre, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, Amapá, Goiás e Tocantins.