O Ministério Público do Rio (MPRJ), realizou, na última segunda (2), a última etapa do ciclo de palestras para a qualificação da Guarda Municipal de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva daquela cidade realizou o trabalho.
A assessora jurídica e psicanalista da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro, Mariana Bruno, lotada na promotoria, palestrou sobre a importância dos cuidados com a saúde mental dos agentes de segurança.
Este foi o último encontro de um ciclo de palestras que teve como propósito qualificar os profissionais da Guarda Municipal de São Gonçalo para a melhoria do atendimento ao cidadão, que teve início em maio.
A iniciativa contou anteriormente com exposições sobre “A importância da adoção de outras formas de lidar com os conflitos”, “Abuso de Autoridade”, “Uso da Força” e “Comunicação não violenta”. O encontro ocorreu na sede do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (Craai).
A palestrante destacou a importância de se olhar para a saúde mental dos agentes da área de segurança pública, salientando que os desafios psicológicos e emocionais que enfrentam são os maiores responsáveis pelo adoecimento mental.
Foi destacado, ainda, o alarmante número de suicídios que ocorrem entre os profissionais da segurança pública de todo o país, muitas vezes fruto do desgaste psicológico no exercício de suas funções.