Jards Macalé, cantor, ator e compositor morreu nesta segunda-feira (17), aos 82 anos. A confirmação do óbito do artista carioca foi feita por meio de seu perfil oficial no Instagram. Macalé estava internado por causa de um enfisema pulmonar há 15 dias.
O carioca ficou conhecido por sua voz marcante. Ao longo de uma longa e diversificada carreira, Macalé se destacou na MPB, participando de movimentos como a Tropicália e colaborando com grandes nomes da música brasileira.
É considerado um dos maiores e mais importantes nomes da música brasileira, com uma trajetória que abrange diversos gêneros e estilos, sempre buscando a renovação e a experimentação. Sua obra e sua personalidade impactaram profundamente o cenário cultural brasileiro, deixando um legado de originalidade e irreverência.
Jards Macalé foi autor de sucessos imortalizados por grandes nomes da música brasileira Gal Costa, Maria Bethânia e Clara Nunes gravaram canções escritas pelo compositor carioca. “Vapor Barato”, “Hotel das Estrelas” e “Mal Secreto” estão entre seus grandes sucessos.
Despedida de Jards Macalé
O perfil oficial do compositor confirmou a morte na tarde desta segunda-feira (17). Confira o comunicado publicado em uma rede social.
“Jards Macalé nos deixou hoje. Chegou a acordar de uma cirurgia cantando ‘Meu Nome é Gal’, com toda a energia e bom humor que sempre teve. Cante, cante, cante. É assim que sempre lembraremos do nosso mestre, professor e farol de liberdade. Agradecemos, desde já, o carinho, o amor e a admiração de todos. Em breve informaremos detalhes sobre o funeral”, diz a nota.

