Jorge Luis Hauat, o ex-vereador do Rio e ex-deputado estadual mais conhecido como Jorge Babu, morreu neste domingo (08), aos 60 anos. Ex-policial civil com um poderoso reduto eleitoral na Zona Oeste, Babu foi eleito para a Câmara do Rio pelo PTN (atual Podemos) em 2000 e 2004. Em 2006, conquistou o mandato na Assembleia Legislativa pelo PT. Nas duas casas, apresentou, e aprovou, o projeto de lei que criou o feriado de São Jorge — primeiro na cidade do Rio, em seguida, em todo o estado. Condenado por integrar uma milícia da Zona Oeste, deixou o parlamento em 2010.
Em 2024, tentou voltar à Câmara do Rio pelo União Brasil. Chegou a conquistar 10.639 votos, mas a Justiça Eleitoral cassou o seu registro, com base na Lei da Ficha Limpa. Em novembro de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou seu último recurso e pôs a pá de cal no seu projeto de voltar à política.
O histórico policial de Babu é longo. Em 2004, foi preso pela Polícia Federal, juntamente com Duda Mendonça, ex-marqueteiro do presidente Lula, numa rinha de galos, que é crime ambiental no Brasil. Solto algum tempo depois, chegou a enfrentar processo de expulsão do PT, aberto pelo deputado estadual Alessandro Molon. No entanto, o partido decidiu apenas pela suspensão, por 45 dias.
Jorge Babu foi preso e demitido da Polícia Civil
Em 2008, Babu foi denunciado pelo Ministério Público Federal por formação de quadrilha e extorsão. O deputado foi acusado de chefiar um grupo de milícias na Zona Oeste. Em janeiro de 2009, a Executiva Nacional do PT decidiu, por unanimidade, expulsá-lo do partido. Em setembro de 2010, Jorge Babu foi condenado pela Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) a sete anos de prisão por formação de quadrilha e integrar milícia quando ainda fazia parte da polícia civil.
Em 2010, foi demitido do cargo de inspetor de polícia. Sua demissão foi assinada pelo secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame.
Velório será no Jardim da Saudade de Paciência
Jorge Babu estava internado com problemas cardíacos e pneumonia. O velório acontece entre 14h e 16h30, no Jardim da Saudade de Paciência.

