Morreu, na madrugada desta sexta-feira (14), o cineasta Cacá Diegues, aos 84 anos, no Rio. Ele sofreu complicações após uma cirurgia, mas os detalhes do procedimento e do hospital ainda não foram divulgados.
Nascido em Maceió, no dia 19 de maio de 1940, Cacá se mudou para o Rio aos 6 anos e cresceu no bairro de Botafogo, na Zona Sul da cidade.
Um dos fundadores do Cinema Novo, movimento que transformou o cinema brasileiro, Cacá foi responsável por mais de 20 filmes, entre eles “Xica da Silva” (1976), “Bye bye Brasil” (1980), “Tieta do Agreste” (1995) e “Deus é brasileiro” (2003).
Além de sua carreira no cinema, o artista foi homenageado por diversas vezes, incluindo em 2016, quando o enredo da escola de samba Inocentes de Belford Roxo foi inspirado em sua trajetória. Em 2018, ele foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.
Cacá Diegues era pai de quatro filhos, dois deles fruto de seu casamento com a cantora Nara Leão. Desde 1981, era casado com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães e deixa três netos.