O ex-deputado estadual TH Joias, preso desde setembro, vai ser transferido para um presídio federal. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na manhã desta terça-feira (16), que o parlamentar deixe o Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, para uma unidade federal, que ainda não foi divulgada.
TH Joias estava preso na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira (também conhecida como Bangu 8), uma unidade prisional no Complexo destinada a presos com direito a prisão especial (ex-deputados, ex-policiais, etc.). Com a transferência já decretada, ele perdeu a benesse e foi levado para um presídio para lá de comum, o Bangu 1, onde aguarda transporte para a prisão federal.
A mudança de presídio é determinada no mesmo dia da prisão do relator do caso envolvendo TH Joias. O desembargador Macário Judice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2º Região (TRF-2), foi preso no início do dia.
Macário é alvo da segunda etapa de uma operação da Polícia Federal que investiga vazamento de informações sobre a ação que prendeu TH. No início do mês, o então presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), foi preso na mesma ação.
TH Joias foi preso por acusações de colaborar com facção criminosa
Thiego Raimundo dos Santos, o TH, foi preso no dia 3 de setembro, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ele é acusado de tráfico internacional de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e fornecimento de armas à facção criminosa Comando Vermelho (CV). O então deputado não foi encontrado em casa — ele foi preso em outro endereço, na Barra da Tijuca, o que levantou suspeitas de vazamento de informações.
Foram cumpridos, na ocasião, 18 mandados de prisão preventiva. Entre os presos estavam Gustavo Steel, delegado da Polícia Federal; Alessandro Pitombeira Carracena, que foi secretário estadual de Esportes e Lazer em 2022, e municipal de Ordem Pública em 2020; Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixão, apontado como um dos chefes do Comando Vermelho, e Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o Dudu, assessor de TH Joias.

