Eduardo Paes (PSD) continua mirando em figuras políticas do interior do Rio — nos preparativos para uma possível candidatura ao governo do estado em 2026. Desta vez, o alcaide nomeou o ex-prefeito de Rio das Flores e de Valença Vicente Guedes na Coordenadoria Geral de Integração Territorial da Secretaria municipal da Casa Civil.
Cabe ressaltar que, recentemente, Paes procurou outros nomes do interior, como o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP) — a quem chegou a oferecer a vaga de vice em sua chapa. Além disso, seu secretário de Educação e suplente de deputado federal, Renan Ferreirinha, esteve em Saquarema e outras cidades da Região dos Lagos para conversar com líderes locais.
Em 2014, Guedes foi condenado a três anos de prisão pela Justiça Federal por fraude em licitação na chamada “Máfia dos Sanguessugas”, mas teve decretada a punibilidade extinta por prescrição. A nomeação não passou despercebida pelo vereador Pedro Duarte (Novo), que irá cobrar esclarecimentos.
“A nomeação de um ex-prefeito para um cargo estratégico na administração municipal levanta questionamentos sobre os critérios adotados pela Prefeitura do Rio para a escolha de seus gestores. Cobramos transparência e compromisso com a ética na ocupação de cargos públicos”, disse.
Guedes foi eleito prefeito de Rio das Flores em 2004. No pleito seguinte, em 2008, mudou-se para Valença, onde também foi eleito. Em 2016, voltou a disputar a eleição para prefeito de Rio das Flores, sendo bem sucedido e governando por dois mandatos.
![](https://controle.temporealrj.com/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-10-at-12.27.37.jpeg)