Com a presença confirmada do governador Cláudio Castro (PL) e do senador Flávio Bolsonaro (PL), dentre outras cabeças coroadas da política fluminense, Mesquita inaugura hoje, no bairro Juscelino, o seu Centro de Controle Operacional (CCO).
Fruto de um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, este será o primeiro CCO da Baixada a contar com três drones, que vigiarão a cidade até de madrugada, graças à câmera com visão noturna.
Mesquita vai contar com drones, reconhecimento facial e de placas
O CCO de Mesquita é dotado de um videowall formado por 30 televisores, em quase 30 metros quadrados. De lá, uma equipe de 14 servidores se revezará para manter os olhos bem abertos nas imagens captadas pelos drones e por 80 câmeras espalhadas no município. Elas são capazes de fazer não só a identificação facial como a de placas de veículos também.
“Estamos muito animados. Temos certeza de que os índices de criminalidade em Mesquita vão baixar ainda mais”, comemora o prefeito Marotto Miranda, acrescentando que o CCO atuará em conjunto com as forças da PM e da Civil que atuam em Mesquita.
Para operar os drones, a prefeitura capacitou 11 profissionais como pilotos de aeronave não tripulada para segurança pública e resposta a desastres. O curso durou cerca de quatro meses, com aulas teóricas e práticas, além de treinamentos com simulações estratégicas.
Renata Paranhos, subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania, conta que os drones serão usados para mapear os 16 bairros de Mesquita e vão ajudar a traçar linhas de atuação com a PM, a Civil e as forças de segurança municipais.