O Centro Comercial Joaquim de Queiroz, conhecido como mercado popular do Complexo do Alemão, foi reinaugurado, neste domingo (27), após obras de revitalização no local, com investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão. O projeto foi executado pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura.
O espaço, considerado um dos principais pontos de encontro e comércio da região, passou por uma transformação completa, com o objetivo de oferecer mais conforto, segurança e dignidade à população. A intervenção incluiu a reforma geral dos banheiros e da área do deck, que recebeu novo guarda-corpo, além de piso em porcelanato e granito.
Durante a entrega, o prefeito Eduardo Paes (PSD) destacou a importância da preservação do espaço pelos próprios comerciantes que atuam no local.
“Quando a gente tem um benefício como esse, um mercado como esse, é fundamental que os próprios comerciantes, os próprios empresários, assumam o cuidado com isso aqui. Vamos cuidar desse espaço, tratar com carinho. E a Prefeitura do Rio renova o seu compromisso em cuidar das áreas da cidade que mais precisam da nossa atenção”, afirmou o prefeito.
As obras também incluíram a troca de toda a iluminação de serviço, a pintura das fachadas internas e externas, além da revitalização completa do sistema elétrico, da drenagem e das calhas.
As telhas cerâmicas e translúcidas foram substituídas, e o pátio principal recebeu nova pintura, assim como as muretas e o muro de todo o centro comercial. O espaço também ganhou aparelhos de ginástica, incentivando a convivência comunitária e a prática de atividades físicas.