O Rio pode fechar 2025 batendo recorde de denúncias de maus-tratos aos animais. Até outubro, já foram registrados 12.723 casos no estado. Se a média mensal de 1,4 mil denúncias se repetir nos próximos meses, o total anual vai superar o recorde do ano passado, que terminou com 13.554 registros.
Os dados fazem parte de uma pesquisa do Disque Denúncia. Segundo o levantamento, a capital concentra mais da metade dos casos, com 6.737 denúncias até o momento. Campo Grande, Centro e Jacarepaguá foram os bairros com mais episódios. Cães continuam sendo os animais que mais sofrem.
Índice de maus-tratos aos animais quase quadruplicou nos últimos anos
O aumento em 2025 segue a tendência da última década no Rio. Em 2013, o território fluminense tinha 3.364 denúncias de maus-tratos as animais por ano; ou seja, os números aumentaram em quase quatro vezes nos últimos 12 anos.
Apesar do crescimento na capital, municípios da Baixada também têm apresentado aumento. Nova Iguaçu e Duque de Caxias tiveram, respectivamente, 847 e 645 registros em 2025 até o momento. Atrás deles, vêm São Gonçalo e Niterói. Violência e abuso de animais é crime e pode resultar em até cinco anos de prisão.