Secretária de Assistência Social da Prefeitura do Rio, a deputada-delegada licenciada Martha Rocha (PDT) está com tudo — e não só com o prefeito Eduardo Paes (PSD). No reino dos pedetistas, Martha é um dos principais nomes para a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.
E não vai ser por falta de ajuda. O alcaide decidiu transferir para a pasta da moça o programa Seguir em Frente, um dos mais importantes de seu terceiro governo à frente da Prefeitura do Rio — e que está sob a gestão do secretário de Saúde, Daniel Soranz.
O Seguir em Frente que vai para Martha Rocha tirou 840 pessoas das ruas em 20 dias
Lançado em 21 de dezembro de 2023, o Seguir em Frente foi anunciado como um plano de ação e monitoramento para a proteção da população em situação de rua. Seriam elaboradas medidas de acolhimento, assistência social e, principalmente, de saúde, para o cuidado e diagnóstico do grupo populacional mais vulnerável da cidade. O objetivo seria criar condições para a ressocialização, reinserção no mercado de trabalho e resgate da cidadania.
Só nos primeiros 20 dias, a prefeitura comemorou a retirada de 840 pessoas da situação de rua.
A ideia era manter a gestão com a Saúde, visto que a maioria das pessoas atendidas tinha problemas como a dependência de álcool e drogas, além de uma série de outras questões.
Mas…
Vice-prefeito nega transferência e anuncia ‘Choque de Humanidade’
O vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), no entanto, garantiu que o Seguir em Frente não deixará a Saúde. E explicou que, em breve, será lançada uma novidade — o que pode ter gerado a confusão.
“Martha é a queridinha ! Mais de todas!!! Mas, o Seguir em Frente continua com a Saúde, sob a liderança do Daniel Soranz. E vamos apresentar, no momento oportuno, nossa estratégia pro Choque de Humanidade — com a Saúde e a Assistência trabalhando juntas”, contou. “Aliás, essa é uma das razões dos resultados de sucesso do Seguir em Frente, que é da prefeitura, ou seja, sempre foi compartilhado entre Saúde; Assistência Social; Trabalho e Renda; e outros órgãos”.