A Marinha do Brasil lançou o Projeto “Costa Verde”, por meio da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e suas Organizações Militares subordinadas. O objetivo é aprimorar a fiscalização do tráfego aquaviário na Baía da Ilha Grande e na região costeira entre Sepetiba e Paraty. O foco principal são embarcações de esporte e recreio, transporte de passageiros e turismo náutico.
O projeto é uma iniciativa conjunta da Marinha do Brasil, da Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (SOAMAR-Rio) e de diversas instituições privadas, atendendo às demandas da região turística da Costa Verde. Na primeira fase do projeto, foram inaugurados três contêineres habitáveis para Inspeção Naval, estrategicamente posicionados em áreas de grande movimentação náutica.
O primeiro entrou em operação na Vila do Abraão, na Ilha Grande, em 17 de dezembro. Os outros dois foram ativados em 7 de janeiro, respectivamente, na Praia do Jordão, em Angra dos Reis, e em Conceição de Jacareí, em Mangaratiba. Essas bases avançadas oferecem infraestrutura essencial para que as equipes de Inspeção Naval possam atuar por períodos mais longos, fortalecendo a fiscalização em locais com alta concentração de embarcações.
A segunda fase do projeto inclui o emprego de duas lanchas de patrulhamento e Inspeção Naval, atualmente em fase final de adaptação e manutenção. Previstas para chegar à Costa Verde ainda neste verão, as embarcações aumentarão significativamente a mobilidade das equipes e a agilidade no atendimento a denúncias e emergências marítimas. Além disso, permitirão a realização de ações de fiscalização, busca e salvamento em áreas mais distantes da costa, com maior eficiência.