No estado do Rio de Janeiro, 511.560 eleitores encontram-se com o título cancelado. Para votar primeiro turno no dia 6 de outubro e ficar em dia com a Justiça Eleitoral, esses fluminenses precisam se apressar: a data limite para regularizar o documento acaba dia 8 de maio.
A data também vale para outras pendências e alterações, como cadastro da biometria. Eleitores que não votaram ou não justificaram a ausência às urnas nas últlimas eleições, e não tem a digital cadastrada, devem emitir e pagar a guia de recolhimento da multa correspondente aos débitos. No atendimento, basta apresentar o comprovante de pagamento, documento oficial com foto e comprovante de residência.
Aqueles que já têm os dados biométricos podem fazer a regularização pelo site do TRE-RJ. Depois de pagar a multa, basta preencher o formulário de atendimento no sistema Título Net, anexando os documentos necessários. O atendimento pode ser feito também em um dos 18 postos da Central de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do Estado do Rio, confira os endereços neste link.
Além de ficar impedido de votar, quem está com o título cancelado também não pode ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública, entre outros atos.
A capital lidera o número de cancelamentos, com 205.993, seguida por outros municípios da Região Metropolitana, como São Gonçalo, com 31.462; Nova Iguaçu, 27.103, Niterói, 24.075, e Duque de Caxias, 21.937. Consulte aqui a situação do seu título.