Presente de Natal: o governo do estado anunciou a promoção de 353 oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio (CBMERJ), em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira (23). As ascensões decorrem da sanção de uma nova lei que regulamenta a promoção por tempo de serviço para oficiais da corporação.
Do total, 268 oficiais foram promovidos a major, 33 a tenente-coronel, 33 a capitão, 18 a coronel e um a 1º tenente. A maior parte das promoções se concentrou nos quadros de Saúde, especialmente entre médicos e dentistas.
Mudança no estatuto destravou crescimento nas carreiras da saúde
A norma foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) no último dia 16 e alterou o Estatuto dos Bombeiros Militares, criando um mecanismo para destravar a progressão de oficiais que tiveram a carreira congelada por falta de previsão legal.
Os principais beneficiados são oficiais que ingressaram na corporação nos anos de 2000 e 2002 e atuavam no Programa Saúde nas Escolas. Com a extinção da iniciativa, esses militares permaneceram por anos sem possibilidade de promoção.
O texto também reconhece situação semelhante enfrentada por oficiais que ingressaram em 2008 para atuar nos programas de UPA e Samu.

