A Câmara Municipal do Rio abriu, nesta segunda-feira (6), o Maio Laranja, mês nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A solenidade também homenageou a senadora Damares Alves (PL – DF), que recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, por sua trajetória em defesa dos direitos humanos e proteção à infância.
Além da medalha à senadora, a solenidade teve entrega de moções de louvor a profissionais que atuam na proteção da infância, incluindo conselheiros tutelares, delegados e representantes da Ronda Escolar da Guarda Municipal.
O vereador Leniel Borel (PP) — pai de Henry, brutalmente assassinado aos 4 anos —, foi o autor da homenagem. No plenário, o parlamentar relembrou o artigo 27 da Lei Henry Borel, que prevê campanhas permanentes de conscientização.
“Maio é o mês da memória e da mobilização. É a lembrança da menina Araceli, é a saudade do meu filho Henry, e é o grito de milhares de crianças que precisam ser protegidas agora. A lei nos obriga a agir. E eu estou aqui pra isso”, disse Leniel.