O presidente Lula (PT) e o prefeito Eduardo Paes (PSD) participaram da reabertura da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, na manhã desta quinta-feira (6). Em sua fala, o presidente destacou a ausência do governador Cláudio Castro (PL) no evento, mesmo que, segundo Lula, Castro tenha sido convidado.
“Eu não quero saber de que partido é o governador, de que religião ele é, ou para que time torce […] Eles são eleitos pelo povo. Ele foi convidado para estar aqui, assim como convido todos os governadores. Mesmo aqueles que fazem críticas irresponsáveis ao meu governo” disse Lula.
O Hospital Federal de Bonsucesso ainda não tem plenas condições de atendimento. Mas já reabriu cem vagas para internação (88 em enfermaria, 12 no CTI). A entrega da emergência — fechada desde 2020, em decorrência de um incêndio — também abre 50 leitos em dois espaços: adulto e pediátrico.
O serviço faz parte da rede de urgência e emergência da capital e do estado do Rio, atendendo usuários em estado grave ou que exijam cuidados especializados.
O governador Cláudio Castro informou que não compareceu ao evento porque estava em viagem, voltando de Brasília, durante o fim da manhã desta quinta. Na capital federal, ele se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Depois, tratou da concessão da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118) com a bancada federal do Rio e o ministro dos Transportes, além de cumprir agenda junto aos presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre e Hugo Motta.