Um dos parlamentares mais antigos da Assembleia Legislativa (Alerj), o deputado Luiz Paulo (PSD) disse que a segurança pública não está dissociada das finanças. Segundo ele, quanto pior for a situação da segurança, maior é a queda econômica e social.
Pontuou que, se o Orçamento de 2025 tem um rombo de R$ 14,6 bilhões, de que adianta imaginar 2026 sem poder equacionar 2025.
“É um ciclo vicioso. Usando a linguagem popular, é como se a cobra ficasse comendo o próprio rabo. Na medida em que o estado está em depressão econômica e social, a área de segurança fica mais prejudicada”, afirmou.
Luiz Paulo disse que as casas legislativas podem, também, contribuir com esta situação, com poder de unidade, mostrando ao executivo que a Alerj pode colaborar para minorar o dilema.
“Em vez de os deputados ficarem se digladiando nas questões pontuais, é importante nos unirmos aos temas que realmente possam melhorar a sociedade fluminense. Quando analisamos todos os projetos que são votados, queremos melhorar as políticas públicas atendendo a sociedade”, acrescentou.