A deputada estadual Lucinha (PSD), que está em tratamento contra um câncer, retornou ao trabalho na Assembleia Legislativa (Alerj), nesta terça-feira (12). A parlamentar foi recebida com aplausos e abraços pelos colegas de parlamento.
Em abril, Lucinha havia anunciado que se licenciaria de seu mandato na Alerj, para a retirada da mama direita, onde foi diagnosticada com um tumor maligno. A deputada surgiu com o cabelo curto, em decorrência do tratamento com a quimioterapia.
“Quero agradecer a todos os deputados que se preocuparam comigo, que foram à minha casa tomar um café. Gratidão não prescreve. Fiquei muito feliz de ver a preocupação de vários deputados. Do Luiz Paulo, que me ligava dia sim dia não, da Franciane Motta, Chiquinho, Átila, Tia Ju… foi um tratamento difícil, que consegui passar por todas as etapas”, disse Lucinha.
Em sua fala, Lucinha ainda fez um emocionado discurso sobre o câncer de mama. A parlamentar cobrou que, durante o mês de outubro, quando acontece o “Outubro Rosa”, mês de conscientização para a prevenção ao câncer de mama, seja feito um debate para ampliar o acesso ao tratamento, via Sistema Único de Saúde (SUS), para mulheres que têm a doença.
“Eu quero ter, no mês de outubro, esse debate franco e aberto com as autoridades para que tomem vergonha para tratar da mulher com a dignidade que ela merece, porque ela é quem está à frente da família”, afirmou.