As empresas Real Auto Ônibus e Transportes Vila Isabel iniciaram uma paralisação parcial, na manhã desta segunda-feira (29), por conta da falta de combustível para o abastecimento da frota. Segundo o Sindicato dos Rodoviários, aproximadamente 60 unidades de ônibus ficaram paradas nas garagens por falta de diesel.
O problema atinge principalmente linhas de ônibus que conectam o Centro às Zonas Sul e Norte da cidade. Segundo a prefeitura, os repasses feitos aos consórcios de empresas para comprar subsídios e combustível foram feitos em dia.
De acordo com a TV Globo, o Consórcio Intersul — do qual as duas viações fazem parte — disse que o problema decorre da redução do subsídio repassado às empresas.
Outras linhas de ônibus tiveram itinerário reforçado
Para minimizar os transtornos, a operação em trajetos estratégicos foi reforçada. Cerca de 15 linhas tiveram operação reforçada, segundo a Rio Ônibus. As linhas 109 (Santo Cristo x São Conrado) e 157 (Santo Cristo x Gávea) tiveram o itinerário estendido até o Terminal Gentileza para atender à demanda extra por ônibus. O Centro de Operações Rio (COR) recomenda que passageiros que utilizam as linhas da Real e da Vila Isabel usem o metrô como alternativa.
Motoristas das empresas já tinham feito greve na última semana
No início da semana passada, no dia 22, motoristas, mecânicos e demais funcionários da Real e da Vila Isabel já haviam paralisado a operação por conta de uma greve. Segundo os funcionários, as empresas atrasam o pagamento de salários, vale alimentação, férias e fundo de garantia (FGTS). A operação foi retomada três dias depois. Além desta, funcionários das empresas já haviam realizado paralisações em pelo menos outras três ocasiões neste semestre pelo mesmo problema.

